Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 8h às 18h

Brocas de Madeira

Brocas de Madeira

Os insetos conhecidos popularmente como brocas são besouros que possuem peças bucais do tipo mastigador, com mandíbulas fortes, robustas.

As brocas são freqüentemente confundidas com os cupins, especialmente com os cupins de madeira seca, por também expelirem resíduos das peças atacadas.

Diferentemente dos cupins, as brocas de madeira não são insetos sociais. Uma madeira atacada por brocas pode conter dezenas ou centenas de indivíduos, entretanto cada um vive independentemente do outro.

O ataque por brocas de madeira se inicia quando a fêmea adulta deposita seus ovos na madeira. Desses ovos eclodem as larvas, que irão se alimentar daquele substrato até atingirem o estágio de pupa, quando então se transformam em adultos. A fase larval é a mais longa da vida do inseto e a principal responsável pelos danos causados à madeira. Uma vez transformados em adultos, e essa transformação dá-se em geral próximo à superfície, as brocas perfuram a madeira e saem para o meio externo. Fora da madeira, machos e fêmeas se encontram e se acasalam. As fêmeas voltam a depositar seus ovos ou na mesma peça de madeira ou em outra.

Medidas preventivas

Estas medidas são muito importantes para evitar-se a infestação por cupim de madeira seca e por brocas de madeira:

  • Utilize madeiras menos susceptível a ataque de brocas e cupins, tais como peroba-de-campo, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, braúna, gonçalo-alves, sucupira, copaíba, orelha-de-moca, roxinho e macaranduba;
  • Instale telas com malhas de 1,6 mm em portas e janelas, para evitar a entrada de cupins e brocas durante as revoadas;
  • Evite estocagem inadequadas de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos;
  • Vistorie periodicamente rodapés, forros, armários e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer infestação, através da presença de resíduos de pó, orifícios na superfície da madeira ou asas dos cupins;
  • Quando possível, usar estantes metálicas em bibliotecas e arquivos;
  • Retirar e destruir madeiras infestadas, queimando-as em locais adequados;
  • Retirar tocos de árvores (desde a raiz), para que estes não sejam focos para os cupins;
  • Inspecione móveis, peças de madeiras antes de adquiri-los, pois estes bichos normalmente são introduzidos dentro dos nossos imóveis através de peças de madeira já contaminadas.

MEDIDAS PARA O CONTROLE E PREVENÇÃO DE CARRAPATOS

A identificação de cupins e brocas é um trabalho para profissionais, ligue para nós ainda hoje (16) 3234-0890 / 3626-5858 / 98134-8022

 

EXTINSET EMPRESA PROFISSIONAL DE CONTROLE DE BROCAS DE MADEIRA E PRAGAS

WhatsApp 1
Extinset

Olá! Fale agora pelo WhatsApp